terça-feira, 10 de julho de 2012

Banho de chuveiro, de ofurô, banho de balde e de banheira!

Hoje resolvi escrever sobre o banho do Benjamin. Desde que ele chegou em casa a grande maioria dos banhos que ele tomou foi de chuveiro. Essa ideia surgiu a partir da vontade de que ele se relacionasse bem, desde cedo, com a água corrente e também pelo incomodo que é você dar banho nas banheiras convencionais quando se têm mais de 1,60m de altura e um banheiro bem estreito.

No início não foi super simples desenvolver a técnica do banho de chuveiro. Embora ele sempre tenha sido um bebê grande e razoavelmente firme a gente ficava inseguro, com medo de escorregar e por isso, colocar uma banqueta dentro do box foi fundamental para o sucesso da empreitada. A outra coisa que ajuda bastante são embalagens de xampú que não exijam que você tenha que ficar desrosqueando a tampa para abrir, nesse aspecto quando mais prático e tosco, melhor.

O segredo do banho de chuveiro é não ter medo de afogar a criança. Primeiro de tudo, pensa sempre: ela não vai afogar porque ela veio de dentro da água, sabe o que fazer. Segundo, você não vai deixar a criança debaixo do chuveiro por 5 minutos e sim, colocar e tirar aos poucos. Terceiro a sensação da água escorrendo no corpo, o barulho do chuveiro e o pele-a-pele no banho são extremamente confortáveis e relaxantes para o bebê, basta manter a calma e curtir a experiência. Quarto: a hora que a criança fica maior e consegue observar o que acontece ao redor o chuveiro vira um grande móbile. É bonito ver o encantamento dele vendo a água, brilhante, cair lá de cima.


Sobre a saída do banho - Se você tiver alguém em casa que possa ajudar na hora de sair do banho isso super ajuda. Se não, prepare-se para uma ligeira molhaceira. Nessa hora a toalha do bebê à mão e um roupão para você ajudam muito, afinal você não vai conseguir se secar com a toalha enquanto segura seu pimpolho.

Banho de ofurô. A gente tem aqui em casa um mini-ofurô e desde que o Benjamin tem uns 3 meses a gente tem dado banho de ofurô nele nos finais de semana. Ele adora. Tentamos bem no início, mas assim como foi com o banho de balde, o banho de ofurô, no começo, não funcionou. Acho que ele ficava inseguro com aquela quantidade de água e se estressava. Hoje a história é outra. Ele adora o banho, bóia na água, brinca com seus brinquedinhos de banho e treina um pouco de natação, assim no instinto mesmo.

Já o banho de banheira, convencional, foi usado no começo, antes de eu adquirir as técnicas de sair com ele do chuveiro sozinha e, definitivamente, não acho que seja a melhor opção até a criança sentar. Quando ela sentar as coisas mudam de figura e aí exige-se menos de quem está dando o banho...Ou seja, você não precisa ficar tão curvado e durante tanto tempo para a criança curtir o banho. Certamente quando o Benja sentar a banheira voltará a ocupar um lugar no nosso banheiro.

Sobre o banho de balde. Quando eu estava grávida morria de vontade de dar banho de balde nele e qual foi a minha decepção quando eu vi que ele não curtiu? Compramos um balde super legal pra ele e ele não ficou confortável. Não sei se fomos nós que não conseguimos transmitir segurança a ele, mas fato é que ele chorava, se mexia demais e aí o balde foi aposentado. Hoje, nem que quisessemos conseguiriamos retomar a técnica já que ele não cabe mais no balde. Quem sabe no próximo filho, né?





4 comentários:

  1. Eu perdi o time do banho no balde. Quando lembrei, a Manuela já tinha quase quatro meses e também não cabia mais nele, rs

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Dei o primeiro banho de chuveiro no Pietro ontem. Que sensação maravilhosa. Corpo de mãe sentindo o do filho é gostoso demais.

    ResponderExcluir
  3. De, o balde do Benja virou balde de roupa! HAHAH

    ResponderExcluir
  4. Não é uma delícia, Mariana? Banho de chuveiro é tudo de bom!

    ResponderExcluir

Deixe sempre sua mensagem aqui.