segunda-feira, 23 de julho de 2012

Enxoval do bebê (Parte I)

Há tempos estou para escrever sobre o enxoval. Esse item não me causou grande estresse na gravidez e nem acho que deveria causar às outras pessoas. A única coisa com a qual realmente me preocupei, no sentido de correr atrás, foi de deixar os itens que precisaria levar para a maternidade comprados e devidamente lavados e passados com antecedência.

Depois de muito pesquisar listas na internet concluí que não precisaria de muitas coisas para os primeiros dias do bebê e que partir da lista da maternidade para pensar no resto seria o caminho mais simples.

A maioria das maternidades pede que se leve seis conjuntos completos de troca de roupa, ou seja, seis bodys, seis calçolas, seis macacões. Com esse número em mãos pensei que durante uma semana, se o bebê, por uma eventualidade, usasse num dia três trocas de roupas diferentes (o que é bastante improvável) ainda restariam outras três e daria tempo de lavar e secar as roupas. Pensando nessa conta e incluindo uma margem de erro, cheguei ao número 8. Ou seja, oito trocas de roupas completas para os primeiros dias do bebê seriam suficientes considerando qualquer tipo de eventualidade e qualquer tipo de clima (e falando dos tamanhos RN e P).

Para o bebê um pouco maior achei justo aumentar um pouco a quantidade, afinal de contas eles passam mais tempo no chão e começam a babar horrores, o que aumenta bem a quantidade de vezes que você precisa trocar, ao menos o body. Então, para as roupas M e G estabelecemos a quantidade de 10 trocas completas.

Vale relembrar que estamos falando aqui de um número mínimo de peças. Não que eu ache que seja necessário mais do que isso, mas a gente também sabe que bebês sempre ganham muita roupa.

Uma outra dúvida que eu tinha era: Certo, são 10 peças de cada, mas como sei quantas de manga curta e quantas de manga cumprida? Eu fui de acordo com a estação do ano. Como o Benjamin nasceu no verão escaldante priorizei as peças de manga curta e os macacões de malha. Eram 5 macacões de manga curta e 3 de manga cumprida. Para os M e G, fiz a conta segundo a época do ano e sempre há mais peças que combinam melhor com a estação que vai vir. Agora estamos no inverno, portanto, mais mangas cumpridas do que curtas.
Fonte: google

Uma coisa que eu não imaginei que fosse ser tão útil, mas é são os cueiros. Cueiros são uma espécie de manta quadrada bem grande que serve para enrolar o bebê. Uma pesquisa holandesa mostra os benefícios do uso dessa peça nos bebês, sobretudo nos menorzinhos (veja a matéria aqui). Um número mínimo, bom de cueiros para enrolar o bebê são 3 peças. Além disso, duas mantas mais quentinhas e duas mais leves são mais do que suficientes para aquecer os pequenos.

Fora isso, meias, gorros e luvinhas podem ser utilizadas com critério, umas vez que os bebês transpiram por suas extremidades, ou seja, mãos, pés e cabeça. Por essa razão é importante não deixar essas partes do corpinho cobertas do tempo todose não estiver realmente frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sempre sua mensagem aqui.