quinta-feira, 28 de junho de 2012

A pracinha, ou a vida como ela acontece

Aqui do lado de casa tem uma praça, a qual chamamos de pracinha e que de "inha" nada tem. A praça, para mim, espelha um tanto da vida, em todas as suas etapas, belezas e detalhes.

O dito espaço fica num bairro residencial, numa ladeira bastante íngreme e se divide, basicamente em três estágios. Na parte de cima, próximo a escola, está a vida de solteiro. Habitam a região legiões de estudantes e baladeiros, sempre acompanhados de cerveja e baseados. A bagunça impera. Aos sábados parece circo. Tem malabarista, trapezista e homem que cospe fogo.

No meio da praça, numa área mais plana e acimentada estão os cachorros, numa grande democracia. Misturam-se aos vira-latas Goldens, Rotweillers, Daschounds e também todas as espécies de donos. Cachorreiros, pitboys, senhorinhas e algumas pessoas mais jovens, com seus filhos de 4 patas. Ali, ficam aqueles que ainda não tem seus filhos humanos e direcionam suas energias aos peludinhos, ou então algumas senhoras e protetores de animais que dedicam suas horas e tardes inteiras a realizarem-se com um bate-papo enquanto os cachorros se divertem correndo soltos por todos os lados.

No fim da praça, lá pra baixo, numa região que mistura árvores, cimento e playgrounds estão os bebês e crianças. Eles dominam o pedaço, sobretudo nas manhãs ensolaradas. Ali, gerações e gerações de crianças cresceram e foram, aos poucos subindo a praça. Estejam acompanhados de suas mães, pais, avós ou babás ali retoma-se um pouco do que acontece nas pequenas cidades do interior ou até mesmo em bairros mais afastados. Nascem amizades de infância, brigas de momento por uma bola perdida, corridas de infinitos metros rasos e alçam voôs pipas coloridas que desafiam os galhos das árvores ora floridas, ora secas pelo frio do inverno.

Desde que me mudei para o bairro frequento a praça. Comecei lá de cima e aos poucos fui descendo. Hoje estou lá em baixo com meu pequeno, esperando o dia em que ele vai, finalmente, subir a pracinha com suas próprias pernas, experiências e amizades.

6 comentários:

  1. Nooosssaaaa que texto lindo! Parabéns ....

    ResponderExcluir
  2. Tô conhecendo essa praça aí, e já frequentei em todos os estágios, hehehe! me deu saudade dela agora... bora marcar uma pracinha qualquer dia desses?
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu já comecei na praça lá em cima. Agora sou frequentadora assidua da parte de baixo, de preferência de manhã cedo! Marcamos quando quiser a pracinha!:)

    ResponderExcluir

Deixe sempre sua mensagem aqui.