quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Escola

Há alguns dias uma amiga querida me perguntou, depois de ler o post sobre os 11 meses do Benjamin, por qual razão eu não falei da Escola. E é mesmo! Preciso contar da escolinha!

Imagem extraída de: http://www.efecade.com.br/minha-escola/
Desde que a babá nos abandonou depois que voltamos de férias (isso é história para outro dia) decidimos que a melhor opção para o pequeno seria ir para a escolinha. Não foi uma decisão fácil de tomar. No mundo ideal (aquele das ideias) eu queria que o Benjamin fosse pra escola com 2 ou 3 anos, mas considerando a nossa experiência com a babá, observando uma série de babás que conheço e vejo como atuam no dia a dia com as crianças e escutando e lendo dezenas de histórias bizarras sobre maus tratos, decidimos - não sem medo - que a escola era a melhor opção.

Alguns critérios que usamos acho que são bons parâmetros para quem está pensando em colocar o filho(a) na escola ou berçário e por isso vou dividir aqui as nossas ideias:

- Precisava ser uma escola pequena, atenciosa, segura para o Benjamin e limpa

- Precisava, acima de qualquer coisa, priorizar o carinho e o cuidado com a criança
- Precisava  ter uma mensalidade que coubesse no nosso bolso
- Precisava ter flexibilidade nos horários
- Precisava ser perto de casa
- Precisava dar atenção a questões como: alimentação saudável, gerenciamento de conflitos de interesses (Entre as crianças), estímulos intelectuais adequados a cada faixa de idade, ter um local para amamentar (não era nosso caso na época, mas considerei isso importante) e por aí vai

Pesquisamos algumas escolinhas aqui perto e ficamos entre duas. Consultamos amigas pedagogas, que nos orientaram sobre o que observar na escola para decidir se aquele era o melhor caminho. Conversamos muito e tomamos uma decisão que levou em conta todos os itens colocados acima, mas que, prioritariamente, foi resolvida por um critério de escolha infalível: o coração. Seguimos nosso feeling de mãe e pai e optamos pelo lugar em que nos sentimos mais seguros, acolhidos e que nos pareceu dar essa sensação ao Benjamin. Esse critério pesou mais que todos e então, escolhemos a escola.

Se ele estudará para sempre nessa escola? Não sabemos. Mas o que temos certeza é que enquanto ele estiver sendo bem cuidado, alimentado, tratato com carinho e respeito é lá que ele vai ficar metade do dia dele. Construirá algumas de suas primeiras amizades, dará passinhos rumo a uma infância feliz, saudável e alegre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sempre sua mensagem aqui.